
Os dias frios não precisam mais ser uma razão para deixar de pensar no bem-estar, pois uma boa massagem pode ser usada para aquecer e relaxar o corpo e deixar a tensão de lado.
O inverno chegou e neste tempo frio o que mais queremos é relaxar. Essa época do ano é marcada por baixas temperaturas e umidade do ar, o que contribui para que fiquemos mais suscetíveis a ser acometidos por viroses, resfriados, dentre outras enfermidades. Além disso, constituem possíveis causas de dores no corpo e de maior sensibilidade as temperaturas baixas e a sensação térmica que experimentamos, uma vez que a constrição vascular acaba por interferir na circulação do sangue.
As dores produzidas pela contração dos músculos no corpo em decorrência do frio, somadas ao estresse do cotidiano, podem potencializar a sensação de fadiga, mal-estar e cansaço. E uma ótima opção para amenizar e até mesmo solucionar esses problemas é a Terapia com Pedras Quentes, que consiste em uma prática terapêutica baseada no aquecimento da musculatura e relaxamento.
A massagem realizada por meio do toque pode promover diversos benefícios para os portadores de diferentes patologias, sejam elas de ordem física e/ou emocional, promovendo assim um bem-estar físico, mental, além de promover melhorias à qualidade de vida das pessoas. A prática com pedras quentes é uma terapia milenar, bastante difundida no oriente, e consiste na integração entre a massoterapia e a termoterapia (terapia pelo calor). Nessa modalidade as pedras são colocadas em áreas estratégicas do corpo, em temperatura suportável pelo cliente, com a finalidade de relaxar a musculatura, aliviar a dor, melhorar a insônia, o estresse e a tensão.
Esta técnica promove respostas físicas e emocionais, através do calor das pedras, do contato com o cliente e da pressão correta da massagem. O princípio essencial de atuação da terapia com as pedras quentes consiste na produção de vasodilatação em áreas do corpo, propiciando o aumento da irrigação sanguínea e a desintoxicação, por consequência. Além disso, outro princípio do procedimento é o auxílio na liberação de neurotransmissores, como a endorfina e a serotonina, que têm efeito analgésico, favorecem o relaxamento muscular, regulam o sono e, ao serem liberados, estimulam a sensação de bem-estar, prazer, conforto e melhora do humor.
O procedimento consiste em aquecer as pedras em um recipiente específico, seja ele a manta térmica ou via água quente, atingindo uma temperatura agradável ao paciente e ao terapeuta – cerca de 38 a 42°C. As pedras são usadas em tamanho e formato adequados e, uma vez aliadas à pressão e manipulação correta do massoterapeuta, proporcionam os efeitos benéficos dessa massagem, desencadeando assim sua função terapêutica. O calor proporcionado pelas pedras não apenas aquece o corpo em um dia frio, mas também provoca uma agradável sensação de relaxamento.
A termoterapia pode ser aplicada em qualquer pessoa, exceto grávidas, pessoas com afecções de pele, inflamações cutâneas, queimaduras e veias varicosas. Por ser uma massagem extremamente relaxante, a intenção é que o cliente não sinta dor, pois, com o auxílio da temperatura quente e pressão correta feita pelo terapeuta, os nódulos de tensão (também conhecidos como ponto gatilho) são dissolvidos com maior facilidade e os tecidos moles danificados podem ser reparados.
De uma forma geral, podemos citar os seguintes benefícios da massagem no inverno: alívio das tensões e dores musculares, estimulação da circulação sanguínea e desobstrução do fluxo, liberando as toxinas presas a esses tecidos musculares. A massagem, além de ativar a circulação do sangue, ativa a circulação da linfa e dos hormônios através dos movimentos realizadas durante a técnica. Afasta a gripe e resfriados, pois retarda o envelhecimento das células, fortalece o sistema imunológico, promovendo benefícios nos casos gripais. Além destes aspectos, durante a massagem é utilizado óleo essencial e creme carreador, que auxiliam a manter a pele hidratada e preparar o corpo para o verão.
Saliento sempre por aqui a importância do cuidado e atenção com a nossa saúde, com a promoção do bem-estar e, considerando o momento que estamos passando ao atravessar uma pandemia de efeitos inesperados e de longa duração, fica mais evidente a importância de priorizarmos nossa vida. Neste sentido, a massoterapia, as práticas integrativas e complementares, aliadas ao acompanhamento com profissionais competentes de áreas diversas, podem auxiliar muito as pessoas.